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Se você deseja fazer a primeira venda como afiliado e iniciar a sua jornada no empreendedorismo digital, então fique até o final deste artigo que você aprenderá os 5 primeiros passos para começar a vender na internet!

Promover cursos online e outros infoprodutos é uma ótima alternativa para quem quer ganhar dinheiro na internet. Se você escolheu ser afiliado, vai precisar seguir alguns passos básicos para promover produtos digitais de forma eficiente.

Continue acompanhando, pois vamos falar de cada um deles agora para que você possa fazer sua primeira venda como afiliado.

Primeira Venda como Afiliado

Passo 1: Crie Sua Estrutura Básica

Com o nicho de mercado e os produtos escolhidos, chegou a hora de você começar a monetizar o seu negócio. Ainda não sabe o que é nicho de mercado? Leia este artigo aqui.

Bom, uma das formas mais simples de começar a ganhar dinheiro trabalhando como afiliado é você construir um site de 2 páginas, apenas para começar (claro que você pode e deve aumentar isso com o tempo). 

  • Página 01: Landing Page (Página De Captura, Página De Chegada, etc.);
  • Página 02: Obrigado (Página De Oferta, Redirecionamento, Entrega, Etc.);

Só com isso você já constrói seu negócio online com sua própria estrutura, criando ativos para você.

Basicamente, o que você precisa para construir esta estrutura: um domínio e uma hospedagem para montar as páginas do site e alguma forma de construir audiência.

Um “nome de domínio” é o “nome do seu site”, como as pessoas (usuários) vão digitar na barra de endereços do seu navegador.

Para registrar seu domínio, primeiro você deve escolher um nome bacana e que tenha relação ao seu nicho escolhido.

A segunda parte da estrutura é sua hospedagem. É onde o seu site vai ficar guardado, as imagens, os textos… tudo.

Ao passo que você tem o domínio, que é o nome, você precisa da hospedagem para guardar os arquivos do seu site.

Empresas que recomendo para contratar Domínio e Hospedagem:

Pronto! Apenas com essa estrutura você vai conseguir, se quiser:

  1. Criar um Blog, para atrair público qualificado e vender sem investir em anúncios;
  2. Criar páginas para registrar “Pixel de Remarketing”, para fazer vendas para públicos altamente segmentados, de qualquer produto do nicho;
  3. Criar Páginas de Captura para capturar e-mails e criar lista, formando assim um dos melhores ativos de um negócio online;
  4. Criar Páginas de Ofertas com bônus, para aumentar a conversão;
  5. Criar Páginas De Conteúdo para fazer vendas orgânicas.

E muito mais…

Passo 2: Tráfego Pago

tráfego pago consiste em você utilizar o tráfego de outras plataformas ou sites para levar o comprador até a página de vendas. Neste cenário, três ferramentas se destacam: Ads (Bing e Google), Facebook e Redes de tráfego.

Bing Ads e Google Ads

São as ferramenta que te permite fazer anúncios na pesquisa do Bing e Google. Eles utilizam palavras-chave para mostrar o seu anúncio apenas para quem pesquisa um termo específico ou semelhante a um termo escolhido por você. Ele funciona através de um leilão de palavras-chave e você paga apenas quando clicarem em seu anúncio.

Mesmo funcionando por leilão, não é só o valor do seu lance que define se seu anúncio irá aparecer ou não. A qualidade do anúncio e da página de destino do anúncio são analisadas e o Bing/Google atribui uma pontuação a eles.

Em outras palavras: mesmo que o seu lance por uma palavra seja mais alto que os outros, se o anúncio estiver com qualidade baixa ou a página de destino não for considerada boa pelo Bing/Google, o seu anúncio não irá aparecer.

Para saber o que as pessoas estão buscando, você precisará fazer uma análise de palavras-chave.

A escolha de palavras-chave (keywords) irá guiar sua estratégia de promoção, seja para rankeamento na busca orgânica, ou Links Patrocinados (caso tenha verba para investir em PPC).

Nesta etapa, você pode usar algumas ferramentas disponibilizadas gratuitamente na internet como o Google Keyword Tool, Ubersuggest e o SemRush (paga).

Para cada produto selecionado no tópico anterior, enumere as palavras e termos genéricos relacionados. Por exemplo, página de vendas oferece conteúdo sobre finanças para pequenas e médias empresas.

Ao selecionar os produtos, você se interessou por promover um e-book sobre “Redução de Custos para PMEs”. Logo, você pode definir keywords genéricas como “redução de custo” ou “economizar na empresa”.

Em seguida, acesse a ferramenta Ubersuggest para verificar sugestões relacionadas às palavras-chave que você escolheu. Ela trará o volume de pesquisa de cada termo, além de apresentar outras sugestões.

O intuito é encontrar palavras ou termos relacionados ao seu negócio com alto volume de buscas (preferencialmente acima de 10.000 buscas globais por mês) e baixa concorrência (estas informações são fornecidas pelo Google Keyword Tool).

Nesta etapa, você deve ter criado uma lista de, no mínimo 50 palavras-chave, e de preferência 100 palavras-chave com bom volume de buscas e baixa concorrência.

Com isto em mãos, você já está preparado para começar a criar a sua campanha no Ads. O canal Ads Português tem um passo a passo de como configurar a sua campanha. Você pode acessar o canal clicando aqui.

Facebook Ads

Os anúncios no Facebook são feitos através do Facebook Ads e são exibidos de duas formas: anúncio que aparece no feed de notícias (como as postagens de seus amigos) e os anúncios de barra lateral.

O primeiro passo para criar um anúncio no Facebook é acessar o gerenciador de anúncios.

Os anúncios no Facebook são compostos por três partes: campanha, conjunto de anúncios e anúncio.

  • Campanha é o local onde você decide qual o objetivo que você deseja atingir: tráfego, engajamento, instalação de aplicativo, visualização de vídeo e geração de leads. Para fazer a sua primeira venda, o indicado é que você considere levar o tráfego para a página de vendas.
  • Conjunto de anúncios é a parte onde você escolhe o público do anúncio (localidade, idade, gênero, língua, etc.), posicionamento do anúncio (Facebook, Instagram, Network Audience ou pode deixar que o Facebook escolha pelo probabilidade de sucesso através do modo automático), orçamento, programação (qual horário que você deseja que os anúncios apareçam) e lance.
  • Anúncio é a parte que você escolhe o formato de seu anúncio, você pode escolher entre: imagem única, vídeo único, carrossel, apresentação multimídia e canvas.

Dica: o Facebook disponibiliza uma página onde você pode visualizar todos os tipos de anúncio, inclusive com todas as recomendações de design. Você pode acessá-la clicando aqui.

Vale lembrar também que a escolha do tipo de anúncio está disponível apenas para anúncios partindo de uma página do Facebook. Caso você não tenha uma página ou não queira criar, é possível fazer apenas anúncios na barra lateral.

De maneira parecida com o Adwords, o seu lance pelo anúncio também não é único fator determinante para que o seu anúncio seja veiculado. O Facebook tem dois fatores, além do lance, que determinam se seu anúncio irá aparecer ou não:

1) qualidade e relevância do anúncio;

2) taxa estimada de ação.

A qualidade e relevância de seu anúncio é analisada através da interação das pessoas com ele. Quando várias pessoas interagem marcando um anúncio como útil, a nota de qualidade e relevância dele sobe, mas se o anúncio recebe diversos comentários negativos, a nota abaixa.

Já a taxa estimada de ação é uma análise que o Facebook faz do seu anúncio, calculando a probabilidade que uma pessoa (dentro do público que você escolheu para o anúncio) tem de realizar a ação para a qual você criou o anúncio.

Se você criou um anúncio para levar o seu público para um site específico, o Facebook vai analisar a probabilidade da ação ocorrer e usar isso para otimizar o processo de anúncios.

Copywriting

Passo 3: Copywriting

Independente de qual canal você escolha para fazer os anúncios, em todos eles você vai conseguir melhores resultados se dominar a habilidade de copywriting.

O primeiro passo é tentar entender o que o seu público passa, dia após dia, sendo bombardeado para diversos anúncios. Para isso, você pode fazer três exercícios simples:

1) Faça dez pesquisas de termos relacionados ao seu produto e veja os anúncios que aparecerão;

2) Curta páginas de temas relacionados ao seu produto e veja os anúncios surgirem em sua timeline;

3) Navegue por sites com o mesmo tema do produto que está divulgando, vá até o final de página e veja os links como “escolhas para você” ou “você também pode gostar de”.

Se você fizer este exercício por meia hora, verá a quantidade de anúncios que o seu público é atingido diariamente.

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Se o seu objetivo é vender o produto como afiliado, você terá que fazer alguém que está sendo bombardeado por anúncios, escolha justamente o seu. Você faz isso através de copys e imagens.

Como escrever uma copy que chamará a atenção do seu público

Uma copy é um texto com uma finalidade específica: fazer com que alguém realize uma ação.

Uma boa copy convence o público a clicar na imagem ou link de alguma forma, seja ela aguçando a curiosidade, relatando algo contra intuitivo, quebrando padrão, utilizando de polêmica, exibindo um problema ou criando uma solução.

Exemplo:

Aguçando a curiosidade: “20 coisas simples que mudaram a minha vida. Você não vai acreditar na dica número 7!”

Relatando algo contra intuitivo: Conheça a dieta baseada apenas em hambúrguer.

Quebrando o padrão: Quer passar o melhor carnaval da sua vida? Fique em casa.

Utilizando polêmica: Fuja do efeito Lava-jato. Invista seu dinheiro no tesouro direto.

Exibindo um problema: Você está cansado de desperdiçar a sua vida enfurnado em planilhas do excel?

Criando uma solução: Quer viajar e está sem dinheiro? Conheça o método de viajar pelo mundo sem gastar um centavo

Além disso, uma boa copy consegue convencer e transmitir uma mensagem em apenas poucas palavras. Mensagens confusas ou altamente abstratas não geram engajamento.

Exemplo 1: Quer aprender a parar de procrastinar? Siga estes conselhos.

Comentário: Nessa frase, você consegue identificar um problema (a procrastinação), uma vontade (parar de) e uma solução (siga estes conselhos). Mensagem simples, mas que expressa tudo o que precisa: clique aqui e tenha a solução do seu problema.

Exemplo 2: Tem problemas de insônia? Já pensou que pode ser um fator emocional ou travesseiro ruim?

Comentário: Essa copy tem um começo bom (identificando um problema), mas não apontou nenhuma solução clara, apenas levantou uma dúvida sobre o problema de insônia (mesmo que ele seja por fator emocional ou por causa do travesseiro).

Exemplo 3: Tem problemas no relacionamento? Tenho a solução para você!

Comentário: Apesar de citar um problema, é uma copy abstrata, que não aponta nenhum problema específico. Da mesma forma, não indica a que ela vai levar. Se o produto fala sobre problemas financeiros no casamento e o usuário que clica tem problema com ciúmes no namoro, ele vai se frustrar e sair rapidamente da página de vendas.

Gatilhos Mentais

Você também pode utilizar gatilhos mentais para criar sua copy. Gatilhos mentais são a forma fácil de convencimento de seu público. Esse termo pode ser familiar, mas com certeza você foi atingido por ele a vida inteira.

Já viu alguma promoção com o escrito últimas unidades? Você já viu propagandas de carros para a cidade com pilotos de fórmula 1? Já viu alguma promoção relâmpago? Todas essas ações utilizaram de gatilhos mentais. Os mais usados são: escassez, autoridade, prova social, comunidade, reciprocidade e crenças.

Escassez: você já parou para pensar por que o ouro é um dos metais mais caros do mercado? Apenas o fato de ter uma quantidade limitada dele no mundo faz com que as pessoas atribuam a ele um valor. É exatamente este o princípio da escassez, criar valor a partir da limitação.

Exemplo 4: “Você tem apenas 24 horas para aproveitar esta promoção”

A Booking, por exemplo, utiliza de maneira inteligente o princípio de escassez, pois eles destacam pontos que chamam a atenção do leitor e fazem com que ele tenha urgência em fazer uma reserva.

Autoridade: As pessoas dão mais valor à opinião de quem elas consideram como autoridade. O que faria uma diferença maior na sua decisão de comprar uma bola de futebol: a opinião do padeiro conhecido ou do Cristiano Ronaldo?

Exemplo 5: Conheça o método que Arnold Schwarzenegger utilizou para ficar forte.

Prova social: a maioria das pessoas não está disposta a pagar pelo custo da incerteza. Opiniões positivas sobre o produto pode ser o diferencial entre uma venda realizada e uma venda perdida. A prova social tem que ser algo verídico e depoimentos tem que ser sinceros. As pessoas têm um faro muito bom para provas sociais forjadas e, tenha certeza, se o seu comprador se sentir enganado ele nunca mais comprará nada daquele que o enganou.

Exemplo 6: Conheça o professor que já ensinou inglês para mais de 10 milhões de pessoas

Comunidade: as pessoas gostam de se sentir parte de uma comunidade. Somos cercados por isso a vida inteira: família, time de futebol, nacionalidade e etc.

Exemplo 7: Clique aqui e faça parte da maior comunidade de yoga do Brasil.

Reciprocidade: quando as pessoas sentem que ganharam algo de você, elas se sentem na obrigação de retribuir o favor.

Exemplo 8: clique aqui e baixe gratuitamente o ebook sobre gestão financeira.

Exemplo 9: Se o meu ebook sobre gestão financeira já te ajudou a resolver seus problemas, imagina o que meu curso não fará? Compre agora.

Crenças: Quando duas pessoas com as mesmas crenças se encontram, elas automaticamente sentem identificação. O princípio é justamente este, compartilhar de suas crenças para gerar identificação com a sua audiência.

Exemplo 10: Você acredita que um mundo com mais amor é possível? Clique aqui e conheça essa linda iniciativa

Imagens para os anúncios

Agora que você já sabe como criar a copy para os seus anúncios, chegou a hora de aprender como escolher imagens para o anúncio.

A imagem é a linha de frente do seu anúncio. É ela que primeiro vai puxar a atenção para o seu anúncio.

Principais características de imagens:

Qualidade: Não use imagens com baixa resolução, desfocadas ou pouco iluminadas. Imagens de baixa qualidade irão apenas diminuir a conversão de seu anúncio, pois não são convidativas ao clique.

Rostos: imagens com rostos e expressões felizes costumam ter uma conversão mais alta do que imagens sem rosto ou imagens com expressões tristes.

Sentido: a imagem escolhida tem que ter relação com o anúncio. Não adianta colocar uma imagem linda em um anúncio, mas ela não ter nada a ver com a mensagem de sua copy.

Ideia: a imagem escolhida deve transmitir uma mensagem ou despertar uma emoção. Se você quer transmitir a ideia de liberdade, a imagem escolhida deve, por si só, passar essa mensagem.

Pessoas apontando: pessoas apontando para a tela ou para o botão de call to action costumam ter uma boa conversão.

Bom senso: É essencial que você não use imagens chocantes para o público. Algumas pessoas, na ânsia de fazer uma venda, acabam colocando imagens apelativas no anúncio. Além de não passar uma boa imagem, pode fazer com que a sua conta anúncios seja banida.

Destaque a imagem: a imagem do seu anúncio está ali para chamar a atenção e fazer com que o comprador se concentre nela. Sem destaque do restante da página dificilmente alguém vai clicar em seu anúncio.

Use imagem dentro das regras da plataforma escolhida: não adianta nada escolher uma imagem perfeita, mas que não poderá ser exibida. As ferramentas de anúncio analisam o seu anúncio antes dele ser exibido na plataforma. Acha conforme as regras para que a sua conta de anúncio não ser banida.

Utilize bancos de imagens: uma forma rápida de você encontrar imagens para anúncios é pegar as imagens de bancos. Pesquise na internet que você encontrará diversas opções gratuitas e pagas.

Passo 4: Redes sociais e YouTube

Se você tem um público cativo em redes sociais (Facebook, Instagram, Pinterest, etc) ou um canal no YouTube, você pode usar disso para gerar vendas.

Conheça seu público: É importante que você compreenda bem o seu público (o que eles desejam, qual o perfil deles, o que eles comprariam, melhor forma de comunicação, etc) antes de indicar algum produto.

Trabalhe a sua marca: em redes sociais a sua marca é você. As pessoas só comprarão algo de você se elas acreditarem que a sua opinião tem valor, por isso, é essencial que você construa a sua autoridade. Normalmente, as pessoas confiam nas pessoas por elas serem especialistas em algo ou ótimos curadores.

Encontre a melhor forma de anunciar para o seu público: se você nunca tentou vender para o seu público, pode ser que ele não veja com bons olhos o seu primeiro anúncio. Então, invista na criatividade. Não restrinja a sua publicidade apenas a um post na rede social. Você pode considerar fazer um review do produto, um unboxing, falar sobre a autoridade do produto como algo que te chamou a atenção, depoimento sobre o produto e etc.

Não faça SPAM ou tente forçar a venda: as pessoas não querem ser incomodadas com anúncios pouco relevantes ou sem sentido. Se você é conhecido por compartilhar rotina de exercícios, muito dificilmente você conseguirá vender para o seu público um curso de programação de computadores. Pior do que anúncios pouco relevantes é fazer spam. Spam não converte e ainda faz você perder seguidores por fazer uma prática que as pessoas repudiam.

Utilize do seu conhecimento em copywriting: as copys não servem apenas para anúncios pagos. Você pode usar do seu conhecimento em copys para criar títulos criativos para seus vídeos, para descrição de fotos e inclusive para criar roteiro de vídeo.

Trabalhe com parceiros: você pode criar parcerias com outras pessoas para aumentar a sua audiência ou para atingir uma audiência diferente daquela que você está acostumado.

Passo 5: Blog

Blog

Se você já tem um blog e um número bom de acessos, já tem todo o espaço que precisa para fazer a divulgação de um produto.

Utilize os posts com bom engajamento a seu favor. Uma ótima estratégia que, às vezes, passa despercebida é analisar quais os posts que têm mais acesso e colocar a publicidade do produto justamente neles.

Fazendo isso, a sua publicidade atingirá a maior parte do público de seu blog.

Trabalhe o acesso orgânico do seu blog: estude e aplique técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou otimização de ferramentas de busca).

Seu site aparece na primeira página da pesquisa do Google para algum termo? Se a resposta for negativa, aplique técnicas de SEO para aumentar o tráfego orgânico do seu blog através das buscas no Google.

Você pode colocar um formulário de captura de e-mail em seu blog para ter um contato mais próximo da sua audiência. Ele pode ficar na lateral, no meio do texto ou em um pop-up que se abre quando a pessoa está pensando em sair do blog.

Saiba que, quando alguém cadastra o e-mail em seu formulário, ele está te dando um voto de confiança. Não utilize o e-mail para fazer SPAM ou apenas mandar e-mail de vendas. Entregue conteúdo para o seu público e teste até entender qual o momento certo para enviar um e-mail de vendas.

Utilize do material de divulgação do produtor: muitos produtores têm muito material de divulgação, como imagem para banners, texto para e-mails, vídeos e etc. Utilize deste material no seu blog para divulgar o produto com material já testado pelo produtor.

Primeira Venda Como Afiliado: Conclusão

Acredito que até aqui você tenha entendido sobre como fazer a primeira venda como afiliado. Esteja com a mente aberta para o seu empreendimento. Novos desafios estão por vir e se você chegou até aqui é porque está disposto a fazer dar certo.

Escrevi esse artigo tentando dar cada detalhe do que faço para meus negócios darem certo. Minha intenção é poder ajudar quem quer começar a trabalhar online e não tem nem experiência e nem muito
dinheiro.

Passei por isso há pouco tempo e te entendo perfeitamente. Talvez ter lido esse artigo já tenha ajudado você a dar o seu primeiro passo a realizar a primeira venda como afiliado e construir o seu projeto online e agora eu te convido a dar os próximos passos rumo ao sucesso iniciando pelo treinamento mais completo de Marketing Digital para afiliados, focado em montar estrutura e realizar vendas em diversas estratégias do zero ao avançado.

Boa sorte!

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